O Governo de Espanha, através do seu Ministério para a Transformação Digital e Função Pública, e a IBM assinaram um Memorando de Entendimento (MoU) que visa promover a colaboração no campo da Inteligência Artificial (IA) e da supercomputação com IA, avançando no desenvolvimento e implementação prática de tecnologias abertas, éticas e responsáveis de IA generativa em Espanha e criando um conjunto de modelos fundacionais líderes, que incluirá tanto modelos de linguagem de grande dimensão (LLMs) como modelos mais pequenos (SLMs), nativos em espanhol e em línguas co-oficiais.
O documento foi assinado na passada 6ª feira por Darío Gil, Senior Vice President & Director of Research da IBM, e José Luis Escrivá, Ministro para a Transformação Digital e Função Pública do Governo de Espanha. Aproveitando a abordagem de Inteligência Artificial de código aberto da IBM, as comunidades terão a oportunidade de contribuir para o LLM em espanhol, que também incluirá as línguas co-oficiais (catalão, basco, galego e valenciano) aumentando a inovação, a transparência e a segurança ao mesmo tempo que garante uma posição mais competitiva em termos económicos e tecnológicos no mercado. A colaboração também reflete a intenção de desenvolver técnicas melhoradas com IA para a descoberta, desenvolvimento e validação de novos materiais que permitam aumentar a sustentabilidade da cadeia de valor dos semicondutores.
O presidente do Governo espanhol, Pedro Sánchez, que também esteve presente na sessão da passada 6ª feira, destacou que acordos como este demonstram a aposta de Espanha em acelerar o uso ético e responsável da IA, particularmente no setor público, com grande impacto na produtividade de numerosos setores da economia e na autonomia estratégica da Europa.
“A IA coloca-nos no limiar de uma nova revolução industrial, com um impacto potencial muito significativo em ganhos de produtividade para muitos setores económicos, e na melhoria dos serviços públicos para os nossos cidadãos”, referiu o ministro José Luis Escrivá. “O Governo de Espanha está a promover um desenvolvimento útil e ético das oportunidades que esta tecnologia oferece. A IBM, com a sua experiência, conhecimento e recursos, é um excelente parceiro para nos acompanhar nesta nossa visão.”
“A IBM partilha esta visão de acelerar a estratégia de IA do Governo de Espanha e ser o parceiro nacional de IA para o país”, afirmou Darío Gil, Senior Vice President & Director of Research da IBM “Aproveitaremos os investimentos significativos da IBM em toda a cadeia de IA, desde a computação até aos modelos, e capacitaremos uma comunidade aberta para maximizar todo o potencial das tecnologias de IA. Juntos, podemos garantir um uso ético da IA que contribua para impulsionar o crescimento sustentável em Espanha e em todos os países de língua espanhola.”
O espanhol é a segunda língua mais falada no mundo (6,2% da população mundial). Uma das áreas prioritárias deste Memorando de Entendimento (MoU) é colaborar num conjunto de modelos fundacionais líderes, que englobe tanto modelos de linguagem de grande dimensão (LLMs) como de menor dimensão (SLMs), nativos em espanhol e nas línguas co-oficiais. A criação de modelos desenvolvidos integralmente em espanhol irá melhorar a sustentabilidade da IA ao reduzir os vieses e irá ainda proporcionar alternativas competitivas para a indústria espanhola. Estes modelos serão aperfeiçoados através de técnicas avançadas de tunning incorporando métodos inovadores que facilitem as melhorias diretas da comunidade e promovam um ecossistema de criadores e construtores de IA utilizando os ativos desenvolvidos através desta colaboração.
Os recentes avanços em IA generativa e supercomputação com IA são muito promissores para os governos e para as economias que possam tirar partido dos ganhos de produtividade que estas tecnologias permitem. Com esta colaboração, o Governo de Espanha está a tomar medidas decisivas para aproveitar esta oportunidade, assumindo compromissos oportunos e transformadores, para investir na revolução da IA.
A coordenação entre as instituições do Governo nesta matéria irá facilitar o uso generalizado da IA nas economias nacionais, regionais e locais, assim como dos recursos apropriados e necessários para criar vantagens competitivas num ambiente empresarial impulsionado pela IA, em rápida evolução. Isto inclui o investimento em capital humano (capacitação e ferramentas) e a adoção de IA impulsionada pela comunidade., que garanta que os benefícios de produtividade e económicos possam impactar positivamente todo o tecido da economia espanhola, desde as pequenas e médias empresas (PME) até às grandes empresas e o setor público.
Tendo isto em consideração, o Memorando de Entendimento assenta em cinco princípios:
- Promover o desenvolvimento de um conjunto de modelos fundacionais, que englobe tanto modelos de linguagem de grande dimensão (LLMs) como modelos mais pequenos (SLMs), nativos em língua espanhola e nas línguas co-oficiais.
- Colaborar na investigação e desenvolvimento de uma plataforma integral completa de IA generativa, incluindo software desenvolvido sobre frameworks e ferramentas de código aberto, assim como infraestrutura que permita a diversidade de hardware.
- Promover estratégias nacionais e regionais de IA através de uma abordagem cooperativa que incentive uma utilização responsável dos modelos fundacionais e da plataforma de IA generativa associada. Este esforço colaborativo visa beneficiar o setor público e as PMEs de toda a Espanha.
- Fomentar um ecossistema de criadores e construtores de IA, utilizando os ativos desenvolvidos através desta colaboração, com o objetivo de posicionar Espanha como um líder global em IA.
- Desenvolver técnicas melhoradas com IA para acelerar a descoberta, desenvolvimento e validação de novos materiais para aumentar a sustentabilidade da cadeira de valor da indústria de semicondutores.
Outra das prioridades delineadas neste memorando é a colaboração na investigação e no desenvolvimento de tecnologia de IA para aplicações de supercomputação.