Huawei Cloud acelera expansão na África do Sul

Com crescimento de 16 vezes nos últimos cinco anos, Huawei desafia gigantes tecnológicos com inovação em centros de dados e inteligência artificial.
25 de Outubro, 2024

A Huawei Cloud, divisão da gigante tecnológica chinesa Huawei, anunciou planos ambiciosos para ampliar a sua presença no mercado de cloud computing na África do Sul, uma região onde a empresa registou um crescimento significativo. Com uma procura crescente por serviços de computação rápida e flexível por parte de empresas e do governo sul-africano, a Huawei posicionou-se para competir diretamente com rivais globais como Microsoft, Amazon e Google.

Jacqueline Shi, presidente de Marketing Global e Serviços de Vendas da Huawei Cloud, destaca o impressionante crescimento da operação sul-africana durante a cimeira de cloud da empresa em Joanesburgo. “Com o forte apoio de mais de 1.000 clientes em sectores como governo, telecomunicações, finanças, educação, e-commerce e media, a nossa operação na África do Sul cresceu mais de 16 vezes nos últimos cinco anos,” disse Shi,a Reuters, acrescentando que a empresa planeia lançar novas soluções para captar uma fatia maior do mercado.

Os investimentos da Huawei no mercado sul-africano têm sido robustos. Em 2019, a empresa foi pioneira na implementação de um centro de dados hyperscale no país, consolidando-se como o primeiro fornecedor internacional a oferecer essa infraestrutura na região. Hoje, a Huawei mantém três centros de dados em Joanesburgo, apoiando a digitalização rápida e alimentada por inteligência artificial das operações corporativas e públicas.

Com a previsão de um crescimento anual de 26% até 2028, estima-se que o mercado de cloud na África do Sul atinja 113 mil milhões de rands (cerca de 6 mil milhões de euros), de acordo com a empresa de pesquisa de mercado Africa Analysis.

Opinião