Gov.pt: a nova aplicação móvel para  serviços públicos já está disponível

A primeira versão do Gov.pt já está disponível, sendo este o primeiro passo para a integração de todos os serviços públicos numa única aplicação móvel.
27 de Dezembro, 2024

A aplicação móvel gov.pt já está disponível. Esta ferramenta, que pretende integrar todas as  aplicações digitais do Estado num canal único, assinala um avanço significativo no  compromisso com a modernização digital de Portugal ao facilitar o acesso dos cidadãos aos  serviços públicos. 

Disponível gratuitamente nas lojas de aplicações para smartphones, o gov.pt unifica as  plataformas “ID.gov” e “Autenticação.gov” com o objetivo de modernizar e facilitar o acesso  dos cidadãos aos serviços públicos. Entre as funcionalidades, destaca-se a disponibilização  de 16 documentos oficiais em formato digital, como o Cartão de Cidadão, a Carta de  Condução, o Cartão do Aluno e o Seguro Automóvel, garantindo acesso rápido e simplificado.  

Além de possibilitar a adesão à Chave Móvel Digital (CMD) através da tecnologia biométrica,  a ferramenta oferece ainda a validação segura de documentos digitais e a assinatura digital  qualificada com pleno valor jurídico, proporcionando segurança e agilidade aos utilizadores. 

Outra funcionalidade essencial para agilizar o acesso a serviços, seja online ou  presencialmente, é a autenticação por QR Code, que se apresenta como um processo  simples e seguro. Para os cidadãos e empresas, a gestão centralizada das autorizações dos cartões digitais marca mais um passo na conveniência e segurança do sistema digital  governamental. 

No futuro, a aplicação gov.pt integrará novos serviços, incluindo notificações personalizadas  para informar os cidadãos sobre obrigações e eventos relevantes. Contará ainda com um  assistente virtual multilíngue, desenhado para esclarecer dúvidas e fornecer informações  detalhadas, bem como uma área reservada onde será possível consultar o histórico e o  estado de todas as interações realizadas. 

A aplicação gov.pt reforça a abordagem omnicanal, com a integração entre canais digitais  (portal e app) e físicos (atendimento telefónico e presencial), promovendo uma experiência  mais integrada e conveniente. Este modelo flexível assegura que cidadãos possam optar, de  acordo com sua preferência, pela forma mais conveniente de interação com os serviços  públicos.

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