Faculdade Egas Moniz integra novo consórcio “Digital Sul + Ilhas”

Projeto reforça oferta formativa nas áreas digitais e tecnológicas e pretende formar mais de dois mil alunos.
4 de Junho, 2024

A Egas Moniz School of Health & Science integra o consórcio “Digital Sul + Ilhas”, uma colaboração inovadora que tem como objetivo formar cerca de 2400 jovens e adultos  nas áreas digitais e tecnológicas, de forma a oferecer uma formação adaptada às exigências do mercado de trabalho atual. Com um orçamento global de mais de dois milhões de euros, financiado pela Direção-Geral do Ensino Superior (DGES), este projeto junta mais seis  Instituições de Ensino Superior (IES), a Universidade Nova de Lisboa, que lidera o consórcio,  a Universidade de Évora, a Universidade do Algarve, a Universidade da Madeira e a Universidade dos Açores.

Esta colaboração inclui a criação de unidades curriculares autónomas, organizadas em módulos de microcertificação, que abrangem áreas como a Literacia Digital, Pensamento Computacional, Ciência da Linguagem, Programação, Media Digital, entre outras. Para além disso, com uma estratégia pedagógica alinhada com os referenciais para a competência digital em Portugal, o consórcio conta oferecer programas de Pós-Graduação, que visam responder às necessidades imediatas de formação.

Segundo João Couvaneiro, professor na Egas Moniz School of Health and Science, “esta iniciativa representa um marco significativo no compromisso das Instituições do Ensino Superior com a educação digital e a inovação pedagógica, num mercado cada vez mais dependente de competências digitais e de Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC). A participação da Egas Moniz, com vista à promoção da inclusão digital no desenvolvimento socioeconómico sustentável, é fundamental para alcançar os objetivos traçados no consórcio, suportando os recursos essenciais para garantir o sucesso da iniciativa e o impacto positivo na sociedade e na comunidade académica”

De modo a garantir a acessibilidade da formação a todos os alunos, o consórcio definiu uma estratégia em que assegura que as certificações são emitidas sem qualquer custo adicional para os beneficiários, independentemente da instituição ou região de origem dos participantes.

Comprometidos com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 para o ensino superior, a Egas Moniz, enquanto instituição de ensino superior que fomenta a excelência académica e a promoção da sustentabilidade, foi recentemente considerada a melhor universidade privada portuguesa no Ranking de Inovação, pela SCImago Institution Rankings. Para além disso, foi também reconhecida como primeira classificada no contexto dos ODS 1 e 3, respetivamente Saúde de Qualidade e Erradicar a Pobreza, entre as instituições de ensino privadas do país e como segunda no ranking nacional, no Impact Ranking do Times Higher Education.

Opinião