Estratégias para construir uma cultura organizacional centrada nas pessoas

“O maior ativo de qualquer organização são as pessoas. Priorizar o seu bem-estar, o seu desenvolvimento e a sua satisfação tornam-se  imperativos."
12 de Agosto, 2024

Num mundo empresarial cada vez mais dinâmico, a construção de uma cultura organizacional que valorize e priorize as pessoas é fundamental para o sucesso das empresas. Esta abordagem promove um ambiente de trabalho mais saudável e produtivo, que se torna crucial para atrair e reter talento qualificado. Reconhecendo essa necessidade crescente, a tb.lx, empresa tecnológica da Daimler Truck, ajudou-nos a elencar três estratégias essenciais para colocar as pessoas em primeiro lugar dentro e fora das organizações.


“O maior ativo de qualquer organização são as pessoas. Priorizar o seu bem-estar, o seu desenvolvimento e a sua satisfação tornam-se  imperativos, e também representam uma estratégia inteligente para impulsionar o crescimento e a excelência empresariais. Como uma empresa verdadeiramente centrada nas pessoas, na tb.lx priorizamos a empatia pela conjugação da vida pessoal e profissional da nossa equipa. Isto significa que confiamos nos nossos colaboradores para equilibrar as esferas pessoal, social e profissional, com flexibilidade e empatia. Ao mesmo tempo, valorizamos e incentivamos o trabalho colaborativo e o convívio no escritório, apesar de não impormos dias de presença obrigatória. Procuramos oferecer aos nossos tblxers um ambiente de trabalho onde todos se sentem valorizados, apoiados e incentivados a crescer tanto profissional, quanto pessoalmente”, afirma Sara Gorjão, Chief People Officer da tb.lx.

1. Apostar na formação contínua e no desenvolvimento pessoal dos colaboradores
Através de programas de formação contínua e oportunidades de aprendizagem, as empresas proporcionam aos seus colaboradores ferramentas e o conhecimento necessários para se adaptarem a um ambiente em constante evolução, a impulsionarem a sua carreira e a contribuírem de forma significativa para o sucesso da empresa. É essencial oferecer uma formação personalizada e flexível, adaptada às necessidades individuais dos colaboradores, pois aqueles que se sentem valorizados, tendem a ser mais motivados, produtivos e fiéis à empresa.

Na tb.lx, a formação contínua não é apenas uma opção, é uma prioridade. A tecnológica promove uma cultura de formação personalizada, focada nas necessidades individuais dos seus colaboradores, e disponibiliza programas internos, como o Programa de Desenvolvimento de Liderança e o Programa de Mentoria, impulsionando o crescimento pessoal e profissional. Além disso, atribui a cada tblxer um orçamento de formação para cursos, conferências e materiais educativos, alinhados com as suas áreas de interesse, e dinamiza Ideation Days, que incentivam a colaboração e o planeamento estratégico das equipas.

2. Apoiar a flexibilidade
Reconhecendo as diversas necessidades e estilos de vida dos colaboradores, a adoção de uma abordagem flexível em relação ao ambiente de trabalho é cada vez mais uma prioridade das empresas. Opções como horários flexíveis, trabalho remoto e outras formas de flexibilidade tornam-se essenciais na promoção do bem-estar e produtividade em contexto laboral. Além disso, reconhecer a importância de uma vida pessoal equilibrada, que inclua tempo para as famílias, animais de estimação, passatempos e tudo o que contribui para uma alta qualidade de vida, é fundamental para promover a saúde mental e o bem-estar dos colaboradores.

A tb.lx reconhece que a vida pessoal é tão importante quanto a profissional, o que se traduz em autonomia para os colaboradores gerirem o horário de trabalho de forma flexível, sem dias obrigatórios no escritório. A tecnológica confia que os tblxers trabalham durante as suas horas mais produtivas e em função das suas necessidades e vidas, alinhando-se entre equipas para uma colaboração perfeita. A comunicação aberta e transparente garante a gestão de expectativas e permite que toda a equipa desfrute de flexibilidade sem comprometer a produtividade. Além disso, a tb.lx promove a concentração total com as “Flow Fridays”, reservando um dia livre de reuniões para permitir focar nos projetos em curso e com um dia de trabalho reduzido, para encerrar a semana laboral de 36 horas.

3. Incentivar a empatia trabalho-vida
Promover a empatia entre o trabalho e a vida pessoal é essencial para o bem-estar dos colaboradores e para o sucesso geral da empresa. Desenvolver uma cultura que valoriza a importância do tempo livre e do descanso deve estar, por isso, no planeamento estratégico das organizações. Incentivar os colaboradores a definirem limites saudáveis entre o trabalho e a vida pessoal, a fim de garantir que estão satisfeitos e motivados, promove não só um ambiente laboral positivo e produtivo, como contribui também para o desempenho e o cumprimento dos objetivos organizacionais.

A tb.lx oferece apoio para licenças, férias e horários de trabalho flexíveis, reconhecendo a importância de equilibrar a vida pessoal e profissional. Com uma semana de trabalho de 36 horas, os tblxers são encorajados a experienciar a empatia entre a vida profissional e pessoal. Além disso, são incentivados a expressar os seus desafios e a estabelecer limites saudáveis para apoiar as suas necessidades individuais, bem como a usufruir do Wellbeing Bundle da tb.lx. Estas iniciativas refletem a sua missão de promoção do bem-estar físico e emocional de toda a equipa e de criação de um ambiente de trabalho saudável, onde os colaboradores podem prosperar pessoal e profissionalmente.

Opinião