O Deloitte Tech Campus – Lisbon, localizado no centro de Lisboa, servirá de base a mais de 2.500 profissionais altamente qualificados nas áreas de inovação tecnológica e transformação digital. Este centro irá funcionar em articulação com outros escritórios que fazem parte da rede Deloitte Portugal, reforçando a capacidade de prestar serviços de alta tecnologia e inovação para o mercado nacional e mercados internacionais.
Através da criação deste polo físico, será possível continuar a apostar na diversificação de serviços de consultoria em inovação e transformação digital, recorrendo para isso a tecnologias de ponta, como Generative AI Solutions, Data & Analytics, Software Development & Integration, Core Systems Implementation, Cyber Security e Network Operations, entre outras.
António Lagartixo, CEO e Managing Partner da Deloitte Portugal explica que “o Deloitte Tech Campus é mais um importante marco na estratégia que temos vindo a seguir ao longo dos últimos anos, e que nos tem posicionado a nível internacional como um dos principais catalisadores da transformação digital e no desenvolvimento de soluções baseadas nas tecnologias mais avançadas. O investimento feito na criação deste centro vai permitir continuar a desenvolver e implementar soluções globais para os nossos clientes nacionais e internacionais, reforçando a aposta na inovação e pesquisa tecnológica, e contribuindo naturalmente para a atração e valorização de profissionais altamente especializados”.
Este centro tecnológico será também a base do recém-anunciado Regional Generative Artificial Intelligence Hub para a Central Europe & AFrica, atribuído à Deloitte Portugal no final de 2023, o qual está focado no estudo, desenvolvimento e implementação de soluções baseadas na Inteligência Artificial Generativa, e que dará suporte a clientes em mais de 40 países da Europa e África.
À margem da cerimónia de apresentação deste projeto, Sami Rahal, CEO da Deloitte Central Europe & Africa reforçou que “O setor tecnológico português é um ecossistema com grande potencial de crescimento na Europa, devido à proximidade com as regiões da EMEA e da “timezone bridge” com os EUA, às infraestruturas de grande qualidade na área das TIC e aos recursos altamente qualificados no país, que se destacam nos índices competitividade de talento e que têm um forte domínio da língua inglesa. Na rede global de Deloitte, Portugal tem sido um pilar crucial na estratégia de inovação e desenvolvimento tecnológico para clientes internacionais, demonstrando grande qualidade dos seus recursos humanos e capacidade de concretização de soluções complexas em setores e ambientes muito diferenciados”.
Para Carlos Moedas, Presidente da Câmara Municipal de Lisboa, que marcou presença na inauguração do Tech Campus. “graças à estratégia que temos vindo a implementar nos últimos 2 anos, Lisboa é hoje a cidade mais inovadora da Europa. E isso significa que somos capazes de competir com outras grandes cidades para atrair as melhores empresas. No ano passado batemos o recorde de investimento estrangeiro em Lisboa. Só na área tecnológica tivemos mais de 50 empresas a instalar-se em Lisboa, que anunciaram 10.000 postos de trabalho altamente qualificados. São estas empresas que criam riqueza e que dão oportunidades aos nossos jovens para não terem de sair do país”.
O Deloitte Tech Campus – Lisbon inclui um a instalação de uma Cyber Security Operations Center e de um Networks Operations Center, os quais darão suporte aos serviços prestados nas áreas de segurança cibernética e de otimização/ operação de redes de comunicações.
Com o anúncio deste novo centro, a Deloitte reforça a sua presença no nosso país, cumprindo o objetivo de aumentar a sua capilaridade e garantir que está mais próxima das pools de talento, quer seja nos grandes centros centros urbanos, em Lisboa e Porto, como noutros distritos do litoral e interior, nomeadamente em Braga, Faro, Viseu e Coimbra. Esta estratégia de crescimento da consultora portuguesa e a captação destes investimentos permitiu aumentar a contratação de recursos altamente qualificados e sedeados em Portugal –, nos últimos dois anos foram recrutados mais de 2.000 profissionais para as áreas digitais e de tecnologia.