No ePortugal existem vários recursos para o esclarecimento de dúvidas, como: apoio por telefone, email ou videochamada e, assistente virtual com recurso a Inteligência Artificial que apoia a navegação e que pode ajudar, por exemplo, na alteração de morada. Este serviço inovador já permitiu a realização por chatbot de mais de 1 milhão de conversas desde o seu lançamento em maio de 2023.
Enquanto principal ponto de entrada de cidadãos e empresas no acesso a serviços públicos em Portugal, construído de acordo com as suas necessidades, o ePortugal conta atualmente com mais de 610 entidades representadas e fornece informação sobre os seus serviços de forma prática e cómoda, minimizando deslocações e evitando tempos de espera prolongados.
Entre os serviços que podem ser realizados através do portal ePortugal estão a renovação e alteração de morada do Cartão de Cidadão, serviços de criação de empresa e pedidos de licenciamento de atividade económica, a geração de comprovativos de dados pessoais, como morada ou dados de identificação, e a obtenção de senhas digitais para ir à Loja do Cidadão.
Em cinco anos de existência, o portal registou já:
- 1.7 milhões de alterações de morada do Cartão de Cidadão no ePortugal
- 10 milhões de autenticações efetuadas;
- 670 mil renovações de Cartão de Cidadão;
- 640 mil serviços empresa;
Nesta ocasião de aniversário do portal, João Dias, Presidente da AMA, destaca que “o ePortugal é o resultado da uma procura constante por facilitar o relacionamento entre pessoas, empresas e a Administração Pública. Os resultados que verificamos passados 5 anos demonstram claramente a confiança e aceitação por parte dos cidadãos e empresas, reforçando a importância do investimento na modernização e da facilitação dos serviços públicos.”
O ePortugal, que está otimizado para ser utilizado através de qualquer dispositivo com acesso à internet, computador, smartphone ou tablet, em eportugal.gov.pt, destaca-se pelo seu cariz inovador e linguagem clara e simples, para ser acessível para todos.
Este portal veio substituir o antigo Portal do Cidadão, integrando todos os serviços que se encontravam no Portal do Cidadão e no Balcão do Empreendedor. A evolução para o ePortugal decorreu de uma medida SIMPLEX+ 2017 com o objetivo de organizar as informações e serviços eletrónicos em torno de eventos de vida das pessoas e empresas.