Empresas que utilizam IA afirmam que aceleraram os seus investimentos nos últimos 24 meses

Cerca de 42% das empresas com mais de 1000 colaboradores afirma ter implementado ativamente IA no seu negócio.
27 de Março, 2024

Um estudo encomendado pela IBM revela que cerca de 42% das organizações com mais de 1.000 colaboradores já utiliza a IA nos seus negócios de forma ativa. Além disso, os primeiros a adotar esta tecnologia estão a liderar este caminho, pois 59% das empresas que já está a trabalhar com IA pretende acelerar e aumentar o seu investimento nesta tecnologia. O estudo assinala que continuam a existir desafios para a adoção da IA nas empresas, como a contratação de colaboradores com as competências adequadas, a excessiva complexidade dos dados e as preocupações éticas que continuam a inibir as empresas de adotarem tecnologias de IA nas suas operações.

Estamos a verificar que as empresas pioneiras que ultrapassaram os desafios e estão a implementar ou a explorar IA, estão a reforçar os seus investimentos, o que demonstra que já estão a obter benefícios com a utilização desta tecnologia. Ferramentas mais acessíveis, o impulso para a automação de processos-chave e o aumento de IA embebida em aplicações de negócio prontas a utilizar são os principais fatores que estão a promover a expansão da IA a nível empresarial” sublinhou Rob Thomas, Senior Vice President, IBM Software. “Estamos também a observar que as organizações aproveitam a IA para casos de uso em que a tecnologia possa ter um elevado impacto de forma mais célere, como a automação de TI, o trabalho digital e o apoio ao cliente. Para as 40% das empresas inquiridas que estão “presas” na fase experimental, estou confiante de que 2024 será o ano de enfrentar e superar as barreiras de entrada desta tecnologia como a lacuna de competências, a complexidade dos dados, a escassez de plataformas para desenvolver modelos de IA e a falta de capacidade de governança dos modelos de IA.”

Os principais destaques do estudo “IBM Global AI Adoption Index 2023”, conduzido pela Morning Consult e pela IBM, incluem:

Nos últimos anos, a adoção da IA permaneceu estável nas grandes organizações inquiridas:

  • Atualmente, 42% dos profissionais de TI nas grandes organizações relata que implementou ativamente a IA, enquanto 40% está neste momento a explorar o uso dessa tecnologia.
  • Além disso, 38% dos profissionais de TI refere que as suas empresas estão a implementar a IA generativa de forma ativa, e outros 42% diz que já a está a explorar.
  • Empresas na Índia (59%), Emirados Árabes Unidos (58%), Singapura (53%) e China (50%) estão na liderança da utilização de IA, em comparação com mercados que estão mais atrasados como Espanha (28%), Austrália (29%) e França (26%).
  • As empresas do setor dos serviços financeiros são as que mostram mais propensão para utilizar IA, com cerca de metade dos profissionais de TI desse setor a afirmar que as suas empresas já implementaram ativamente IA. 37% dos profissionais de TI do setor de telecomunicações diz que as suas organizações também já estão a implementar IA.

A maioria das empresas inquiridas que estão a implementar ou a explorar ativamente IA aceleraram os seus projetos ou investimentos nos últimos 24 meses:

  • 59% dos profissionais de TI de empresas que implementam ou exploram IA indica que a sua empresa acelerou os seus investimentos ou projetos de IA nos últimos 24 meses.
  • Países como a China (85%), Índia (74%) e Emirados Árabes Unidos (72%) são os mercados com maior probabilidade de acelerar a implementação da IA, enquanto as empresas no Reino Unido (40%), Austrália (38%) e Canadá (35%) são os menos propensos a acelerar a sua implementação.
  • Investigação e desenvolvimento (44%) e requalificação/desenvolvimento da força de trabalho (39%) são os principais investimentos em IA em organizações que exploram ou implementam esta tecnologia.

A facilidade na utilização de ferramentas de IA e a necessidade de reduzir custos e automatizar processos estão a impulsionar a adoção de IA:

  • Os avanços nas ferramentas de IA que as tornam mais acessíveis (45%), a necessidade de reduzir custos e automatizar processos-chave (42%) e o aumento da IA embebida em aplicações de negócio standard prontas a ser utilizadas (37%) são os principais fatores que impulsionam a adoção de IA. 
  • Para os profissionais de TI, as duas mudanças mais importantes na IA nos últimos anos são o facto das soluções serem mais fáceis de desenvolver (43%) e o aumento do predomínio de competências em IA e automação (42%).
  • Os casos de uso de IA que impulsionam a adoção pelas empresas que atualmente exploram ou implementam IA não são limitados, mas abrangem muitas áreas-chave das operações das empresas:
    • Automação de processos de TI (33%)
    • Segurança e deteção de ameaças (26%)
    • Monitorização ou governança de IA (25%)
    • Analítica de Dados (24%)
    • Automatização do processamento, compreensão e fluxo de documentos (24%)
    • Automatização de respostas e ações de clientes ou colaboradores em modo self-service (23%)
    • Automação de processos de negócio (22%)
    • Automação de processos de rede (22%)
    • Trabalho digital (22%)
    • Marketing e vendas (22%)
    • Deteção de fraude (22%)
    • Pesquisa e descoberta de conhecimento (21%)
    • Recursos humanos e aquisição de talentos (19%)
    • Planeamento e análise financeira (18%)
    • Inteligência da cadeia de abastecimento (18%)

Os obstáculos que estão a impedir que a próxima vaga de empresas beneficie da IA:

  • As principais barreiras que dificultam a adoção bem-sucedida da IA em empresas que exploram ou implementam IA são a lacuna de competências e conhecimento em IA (33%), a excessiva complexidade dos dados (25%), preocupações éticas (23%), projetos de IA que são muito difíceis de integrar e escalar (22%), preço elevado (21%) e falta de ferramentas para desenvolvimento de modelos de IA (21%).

A inteligência artificial generativa apresenta diferentes barreiras de entrada em comparação com os modelos tradicionais de IA:

  • Preocupações com a privacidade dos dados (57%), confiança e transparência (43%) são os maiores inibidores à adoção da IA generativa, segundo os profissionais de TI das organizações inquiridas que não estão a explorar ou implementar esta tecnologia.
  • 35% também afirma que a falta de competências para a implementação é um grande obstáculo.

Entre as organizações inquiridas, a IA já está a ter impacto na força de trabalho:

  • Uma em cada cinco organizações relata que não tem colaboradores com as competências adequadas para utilizar as novas ferramentas de IA ou automação, e 16% não está a conseguir realizar novas contratações com as competências necessárias para preencher essa lacuna.
  • Entre as empresas que indicam que utilizam IA para enfrentar a escassez de mão-de-obra ou de competências, 55% está a utilizá-la para reduzir tarefas manuais ou repetitivas com ferramentas de automação e 47% para automatizar respostas e ações no atendimento self-service para clientes.
  • Apenas 34% está atualmente a formar ou a requalificar os seus empregados para trabalharem em conjunto com as novas ferramentas de automação e IA.

A necessidade de ter uma IA fiável e governada é clara para os profissionais de TI, no entanto, as barreiras estão a dificultar a sua implementação por parte das empresas:

  • Os profissionais de TI concordam em grande parte que os consumidores estão mais propensos a escolher serviços de empresas com práticas de IA transparentes e éticas (85% concorda significativamente ou em certa medida) e consideram que é importante poder explicar como a sua IA tomou uma decisão (83% entre empresas que estão a explorar ou a implementar IA).
  • No entanto, dado que muitas empresas que já estão a implementar ou a explorar IA enfrentam múltiplas barreiras no processo de adoção, bastante menos de metade estão a dar passos-chave em direção a uma IA fiável focando-se na redução de preconceitos (27%), no seguimento da proveniência dos dados (37%), na garantia de que podem explicar as decisões dos seus modelos de IA (41%) ou no desenvolvimento de políticas éticas de IA (44%).

Opinião