Copilot da Microsoft o que é, e para que serve?

A Microsoft colocou o Copilot no centro da sua estratégia de IA generativa. Mas afinal o que é o Copilot, e para que serve?
4 de Janeiro, 2024

O Copilot é um assistente que ajuda as pessoas a resolver algumas tarefas em primeiro lugar. Tecnicamente, estamos perante soluções de IA generativa baseadas em interfaces de conversação e modelos de linguagem de grande dimensão (LLM) que podem ser questionados em linguagem natural.

A Microsoft introduziu o Copilot nas suas soluções, desde o Bing, Edge e Windows 11 até ao Dynamics 365 e Microsoft 365. Tendo em conta que cada solução Microsoft destina-se a um conjunto de tarefas especificas é preciso saber o que o Copilot pode fazer em cada uma delas. Muitos utilizadores interrogam-se para que serve o Copilot em cada uma das soluções Microsoft. De uma forma genérica deixamos-lhe aqui a utilidade do Copilot em cada uma das soluções.

Copilot para a Web

A Microsoft reformulou o seu motor de pesquisa Bing no início de 2023. O objetivo: um motor de pesquisa suportado por IA generativa, simultaneamente introduziu o Bing Chat para consultas de pesquisa mais complexas, com base nas descobertas e desenvolvimentos do ChatGPT e GPT-4.

No decorrer do Microsoft Ignite 2023, o Bing Chat e o Bing Chat Enterprise foram renomeados Copilot. Como uma ferramenta de IA generativa para a Web, o Copilot assume assim o papel de um assistente e parceiro criativo.

Se fizer uma pergunta específica ao Copilot, este procura resultados em toda a Web e fornece uma resposta. Também é possível gerar conteúdos completos a pedido. Desta forma, podem ser criados vários textos, tais como artigos, receitas, poemas ou códigos de programação. Não apenas textos, mas também imagens podem ser geradas com o Image Creator integrado baseado no modelo DALL-E-3.

O Copilot está agora disponível no Windows nos primeiros países e acrescenta novas opções de interação ao Windows 11. De acordo com a Microsoft, este facto faz do Windows 11 a primeira plataforma de PC a oferecer suporte centralizado de IA.

O Copilot no Windows pode resumir conteúdos, escrever texto, cortar objetos em imagens, organizar janelas de aplicações ou selecionar uma lista de reprodução adequada, por exemplo. Em última análise, a IA destina-se a apoiar o utilizador na realização de processos de trabalho e tarefas no PC de forma mais fácil.

O Copilot pode ser acedido diretamente na barra de tarefas ou através do atalho de teclado “Win+C”. Uma vez acedido, o Copilot está disponível em todas as aplicações, programas e janelas.

Copilot para Microsoft 365

O Copilot para o Microsoft 365 está geralmente disponível para clientes empresariais desde novembro de 2023. O Copilot combina o poder de grandes modelos de linguagem com dados do Microsoft Graph e aplicações do Microsoft 365. Isto significa que aplicações como o Word, Excel, PowerPoint, Outlook e Teams podem agora ser utilizadas através da introdução de comandos de texto.

Incorporado nas aplicações 365, o Copilot funciona em segundo plano. No Word, por exemplo, pode criar um primeiro rascunho de um documento para os utilizadores, que podem depois rever e finalizar. O Copilot no PowerPoint, por outro lado, ajuda a criar apresentações com um simples comando. O Copilot pode adicionar automaticamente conteúdos relevantes de outros documentos, se necessário.

Por sua vez, o Copilot no Excel apoia a análise de tendências e a visualização de dados. O Copilot no Outlook ajuda na preparação de reuniões, entre outras coisas. E o Copilot no Microsoft Teams apoia os utilizadores na realização de reuniões. Foi também concebido para ajudar os utilizadores a encontrar informações mais rapidamente e a manter uma melhor visão geral das conversas.

Outro copiloto de IA é o Microsoft Chat 365, onde a IA generativa é suposto funcionar como uma espécie de assistente virtual que ajuda com uma vasta gama de tarefas de escritório – quer se trate de escrever um documento estratégico, reservar uma viagem de negócios ou processar e-mails. De acordo com a Microsoft, o assistente está ligado aos e-mails, chats e documentos de uma empresa, etc., bem como à Internet, para que possa executar estas tarefas.

O primeiro ponto de contacto com a IA generativa para muitas empresas foi provavelmente o Copilot – ou mais conhecido pelo seu antigo nome Bing Chat Enterprise. Especialmente porque o Copilot é um componente do Microsoft 365 E3 e E5, Business Standard e Business Premium.

A empresa promete aos utilizadores do Microsoft Entra – a solução de gestão de identidade e acesso baseada na cloud Azure – que podem utilizar a IA generativa sem quaisquer preocupações de segurança. Por exemplo, os dados empresariais sensíveis não são visíveis para ninguém quando se utiliza o Copilot. Além disso, as consultas não são guardadas e, o input do utilizador não será utilizado para treinar os modelos básicos de IA generativa.

Copilot no Microsoft Dynamics 365

A Microsoft oferece duas ferramentas de IA generativa para o Dynamics 365. O Copilot no Microsoft Dynamics 365 aborda a área clássica de CRM e ERP. A IA generativa foi projetada para ajudar a automatizar tarefas e processos em vendas, serviços, marketing, operações e cadeia de suprimentos.

O copilot no Microsoft Dynamics 365 Guides, por outro lado, centra-se na combinação de IA generativa e realidade mista. As áreas típicas de aplicação para este Copilot podem incluir serviço e produção. A ferramenta de IA generativa foi concebida para ajudar os funcionários com discurso e hologramas, a fim de resolver tarefas e problemas complexos.

Copilot no Microsoft Viva

O copilot para o Microsoft 365, combina com as aplicações Viva. O Copilot no Microsoft Viva foi concebido para apoiar os gestores na formulação de objectivos para os seus funcionários, por exemplo. Para tal, a IA generativa sugere Objectivos Chave de Resultados (OKR) com base em documentos como um plano de negócios anual ou um documento de estratégia de produto. Também pode monitorizar o estado dos OKR.

Ao mesmo tempo, a IA generativa foi concebida para ajudar os gestores a comunicar com os seus funcionários. Para o efeito, o Copilot analisa os tópicos de tendência nas comunidades do local de trabalho.

Com base nisto, a IA generativa oferece sugestões para personalizar as mensagens com opções para ajustar o tom de voz e a duração. Além disso, os gestores podem utilizar o Copilot para analisar as métricas de envolvimento, avaliar o sentimento e recomendar respostas.

O Copilot na aprendizagem Viva sugere coleções e resumos de aprendizagem selecionados, adaptados a funções específicas ou a necessidades de desenvolvimento. Desta forma, os gestores poderão formar os seus funcionários mais facilmente.

Copilot para assistência técnica

Aqui a  IA generativa foi concebida para suporte baseado em funções e inclui o Microsoft Copilot para o Microsoft 365. O Copilot for Service foi concebido para ajudar a aumentar os centros de contacto de clientes existentes com IA generativa.

Copilot de Segurança da Microsoft

Com o Security Copilot, um assistente de IA generativa para equipas de segurança, a Microsoft pretende ajudar a combater a escassez global de especialistas em segurança. Com base em perguntas em linguagem natural, pode escrever consultas complexas e resumir incidentes de segurança, por exemplo.

Também utilizará os conhecimentos de segurança da Microsoft e os dados sobre ameaças globais para ajudar a manter os cibercriminosos afastados. De acordo com a Microsoft, as implementações iniciais do Security Copilot com clientes de pré-visualização mostraram que a ferramenta de IA generativa pode poupar até 40% do tempo gasto em tarefas de segurança.

Copilot no Microsoft Fabric

O Microsoft Fabric é uma plataforma normalizada para análises de dados. Por exemplo, o Microsoft Fabric integra o Data Factory, o Synapse e o Power BI e suporta tarefas específicas de funções no processo de análise.

Com o Copilot no Microsoft Fabric, os utilizadores podem utilizar linguagem natural para criar fluxos de dados e pipelines de dados ou gerar código. O Copilot também pode ser usado para criar modelos de IA ou visualizar resultados. O Copilot no Microsoft Fabric também pode ser integrado no Microsoft Office e ao Teams.

Microsoft Copilot Studio

Esta é uma ferramenta de low code para personalizar o Copilot, integrando dados críticos para o negócio. O Microsoft Copilot Studio também pode ser usado para criar Copilots personalizados para uso interno ou externo. A ferramenta utiliza conectores, plugins e GPTs para ligar os Copilots criados às fontes de dados adequadas para as respetivas consultas.

Em suma, é aplicar o conhecimento do Copilot ou dos Copilots, e aplicar nas suas tarefas diárias de forma segura e sábia, sem nunca esquecer que se trata de uma poderosa fermenta, e que só ajuda a resolver os seus problemas, não os resolve por si.

Opinião