Vivemos numa época marcada por desafios e incertezas, onde a capacidade de inovar tornou-se mais crucial do que nunca. No meio de crises globais, económicas e sociais, a capacidade de pensar “fora da caixa” e encontrar soluções criativas torna-se um diferencial vital nas organizações.
A história ensina-nos que grandes avanços muitas vezes surgem nos momentos mais difíceis e sombrios. A Segunda Guerra Mundial, por exemplo, impulsionou uma série de inovações tecnológicas que moldaram o mundo moderno. Da mesma forma, a pandemia de Covid-19 demonstrou o quão poderosa pode ser a tecnologia e impulsionou uma onda de transformação digital e avanços na área da saúde que provavelmente teriam levado anos para se concretizarem.
Por outro lado, na mesma proporção que o Mundo está a mudar, a tecnologia aparece com uma série de tendências, como o caso da Inteligência Artificial Generativa, e existem organizações que ainda não estão preparadas para abraçar todas estas dimensões.
É perante a adversidade que se revelam as lacunas nos sistemas e organizações, mas é também perante a mesma que surgem ambientes propícios para pensar, inovar e reinventar. Organizações que se adaptam rapidamente e abraçam a inovação têm uma vantagem competitiva significativa e, no próximo ano, esse princípio não será menos verdadeiro. Em 2024, as empresas que se vão destacar são aquelas que demonstraram capacidade em inovar, por meio da tecnologia, para superar as mais diversas crises, como aponta o estudo da IDC “IDC FutureScape: Worldwide Future of Digital Innovation 2023 Top 10 Predictions”.
A rápida evolução digital tornou premente o desenvolvimento de soluções ágeis e eficazes no caminho da resolução dos desafios da atualidade. Com uma imensidão de dados não estruturados disponível, a inteligência do negócio deverá ser uma preocupação para as empresas, que procuram ter disponíveis os insights corretos que permitam otimizar as operações, reduzir custos e aumentar a performance.
Por isso mesmo, este ano as soluções de Data Analytics e Inteligência Artificial continuarão a ter um lugar de destaque nas agendas dos C-levels, com a IA Generativa a ganhar cada vez mais palco, não só na sociedade, mas também nas empresas.
A Gartner prevê que, até 2026, a adoção da IA generativa deverá disparar, com mais de 80% das empresas a incorporar APIs (interfaces), modelos e aplicações de IA generativa nas suas operações, em comparação aos menos de 5% de uso atualmente.
As empresas criam, assim, novas formas de competir e ganham novos níveis de produtividade ao olharem atentamente para esta tecnologia que permite automatizar tarefas, mas também criar conteúdo original com base em dados e modelos pré-existentes.
O Data Governance será outra das grandes tendências este ano à medida que a consciência sobre a privacidade dos dados aumenta, uma vez que as empresas querem garantir que as suas práticas estão alinhadas com padrões éticos e regulamentações.
É certo que empresas que abraçam soluções tecnológicas são mais competitivas e inovadoras. No entanto, não é preciso andar “na crista da onda” – mais do que ter a melhor solução ou tendência a nível global, o importante é ter a solução mais adequada a cada organização, olhar para os seus desafios internos e adotar uma solução customizada que realmente funcione para o seu negócio.
A IA é hoje reconhecida como uma tecnologia-chave para impulsionar a inovação e a diferenciação no mercado. Ao direcionarem investimentos significativos nesta área, as empresas procuram não apenas melhorar a eficiência operacional, mas também ganhar vantagens competitivas, e assistimos hoje à procura de transformações holísticas por parte das empresas líderes, alavancando a IA para otimizar operações internas, bem como para impulsionar o desenvolvimento de novos produtos e serviços.
Acredito assim que a inovação é a chave para o sucesso em 2024, sendo que os desafios representam oportunidades únicas para pensar e inovar. À medida que nos adaptamos a um mundo em constante mudança, a inovação (pensada e adequada a cada realidade) emerge como a força motriz que impulsiona o progresso e constrói um futuro mais resiliente e promissor.
José Oliveira é CEO na BI4ALL