Chegou o primeiro programa criado por fundadores para fundadores

Iniciativa da 351 Associação Portuguesa de Startups garante o acesso a uma extensa rede de mais de 1100 mentores e parceiros, como Indico Capital Partners e Google.
31 de Julho, 2024

#Youarenotalone. Este é o nome do programa que acaba de ser lançado pela 351 Associação Portuguesa de Startups e que promete dar um importante impulso ao ecossistema de empreendedorismo nacional. Fundadores de startups já estabelecidas propõem-se a ajudar outros empreendedores a fazer crescer o seu negócio, com base em mentoria e networking.

“A 351 Startups é conhecida como o lugar onde o ecossistema se une, sendo que o objetivo é utilizar o poder desta comunidade, que foi construída ao longo dos últimos anos, para ajudar, de facto, as startups a crescer. Hoje em dia, contamos com mais de 1000 fundadores, mais de 40 empresas e mais de 20 Venture Capitals, pelo que queremos, com este novo programa, explorar da melhor forma estas conexões, de maneira a apoiar e impulsionar as startups na sua jornada. Vemos um potencial ilimitado em ter fundadores que são mentores de outros fundadores, na medida em que se tratam de pessoas que já trilharam o mesmo caminho e podem realmente orientar com conhecimento de causa”, explica Fernando Jardim, Presidente da 351 Associação Portuguesa de Startups.

O “#Youarenotalone Startup Program” tem o custo de 19,90€ por mês e uma característica única: ao contrário do que acontece com a maior parte dos programas do género, em que o pitch é feito na fase final, aqui a ligação entre a startup e o Venture Capital/ parceiro é feita no dia zero. O objetivo é que a startup tenha acesso a feedback inicial que lhe permita perceber quais os KPIs que terá de atingir para garantir a próxima ronda de investimento. Para além disso, a “Startup Membership” garante o acesso à extensa rede de mentores e parceiros da 351 Startups. Indico Capital Partners, BYND – Venture Capital, Olisipo Way e Armilar Venture Partners (como Venture Capitals); Santander, Google, NOS e SRS Legal (como empresas parceiras); e Carolina Amorim, Joana Pinto, Pedro Oliveira e Luis Valente (como mentores) são alguns dos nomes que constituem esta rede.

A 351 Associação Portuguesa de Startups apresenta ainda a “Individual Membership”. Com o custo de 12,50€ por mês, esta subscrição dirige-se a pessoas que queiram entrar no universo da inovação e das startups, mas não sabem bem como. Assim, a comunidade propõe-se a desenhar uma jornada para que estas pessoas possam iniciar o seu percurso no mundo do empreendedorismo, nomeadamente através de partilha de conhecimento e recursos, mentoria, oportunidades de networking e, ainda, a disponibilização de uma plataforma onde estas podem apresentar as suas ideias e projetos.

Por fim, e em linha com a sua missão, a 351 Startups mantém a possibilidade de tanto as pessoas a título individual como as startups se juntarem à comunidade de forma totalmente gratuita. A “Free Membership” inclui acesso ao canal de Slack (sempre atualizado com novidades relacionadas com o ecossistema), aos eventos e a oportunidades de networking.

Opinião