Câmara Municipal de Mafra escolhe soluções Cegid para modernizar gestão da autarquia

"O desafio foi melhorar a nossa cultura de gestão. Com a diversidade de competências dos municípios, a dispersão de informação torna a gestão complexa."
21 de Maio, 2024
Hugo Luís, Presidente da Câmara Municipal de Mafra, em substituição

A Câmara Municipal de Mafra, que administra um território com uma população de 86 mil habitantes, deu um passo significativo rumo à digitalização, adotando um conjunto de tecnologias avançadas para otimizar seus processos de gestão. Em parceria com a Cegid,, a autarquia implementou a plataforma Cegid Primavera Public Sector, com o objetivo de melhorar a eficiência e a eficácia das suas operações financeiras.

Transformação Digital na Gestão Autárquica

A digitalização dos processos administrativos em Mafra representa um marco importante na gestão autárquica, conforme explicou o Presidente da Câmara Municipal de Mafra em substituição, Hugo Luís. “O desafio foi melhorar a nossa cultura de gestão. Com a diversidade de competências dos municípios, a dispersão de informação torna a gestão complexa. Procurámos sistemas tecnológicos modernos para integrar todas as aplicações de cada área e obter consistência e fiabilidade da informação. Estamos comprometidos com a melhoria contínua da eficiência e eficácia da nossa organização.”

Benefícios da Nova Plataforma

Dulce Lourenço, Diretora do Departamento Financeiro da autarquia, destacou as vantagens da modernização da gestão financeira. “Agora temos mapas comparativos e análises de diferentes períodos económicos que antes eram impossíveis. Automatizamos a introdução de dados e a integração de faturas, transformando uma tarefa complexa e demorada em algo simples e eficiente. A gestão de 500 faturas mensais de iluminação pública deixou de ser um problema.”

Por sua vez Rui Pinto, responsável pelos sistemas de informação da autarquia, considera que a adoção da Cegid Primavera Public Sector trouxe um alívio significativo. “A gestão financeira deve estar centralizada no software ERP financeiro, com todas as outras plataformas contribuindo para a informação. A flexibilidade e integração desta solução tecnológica com outras plataformas são benefícios importantes que identificamos.”

Impacto na Comunidade

O impacto da digitalização vai além da melhoria interna da Câmara Municipal de Mafra. Armando Castro, responsável pela unidade de negócio Cegid Primavera Public Sector em Portugal, salientou o orgulho de colaborar com a autarquia. “É um orgulho colocar a nossa tecnologia ao serviço de uma autarquia como Mafra, contribuindo para a otimização da sua gestão financeira. Nosso objetivo é apoiar os organismos públicos no processo de transformação digital, oferecendo-lhes tecnologia de ponta para que possam inovar e prosperar.”

Com uma população de 86.521 habitantes, distribuída por 291,66 km² e 11 freguesias, Mafra é uma autarquia em crescimento, inserida na Área Metropolitana de Lisboa. A população cresceu 38,8% entre 2001 e 2011 e mais 12,8% até 2021, segundo os Censos de 2021. Este crescimento coloca desafios adicionais à gestão municipal, que requer soluções eficientes e integradas para atender às necessidades dos cidadãos de forma ágil e eficaz.

Esta parceria entre a Câmara Municipal de Mafra e a Cegid exemplifica como a tecnologia pode transformar a gestão pública, promovendo uma administração mais transparente, eficiente e orientada para o futuro. Como afirmou Hugo Luís, “temos evoluído gradualmente na melhoria dos processos, e este é claramente um projeto vencedor para assegurar a melhoria do desempenho da Câmara Municipal de Mafra.”

A iniciativa de Mafra serve de exemplo para outras autarquias que buscam modernizar suas operações e melhorar o serviço prestado à comunidade, demonstrando que a digitalização é um caminho promissor para o setor público, que devem procurar soluções que se encaixem de forma adequada as suas necessidades de digitalização.

Opinião