Building The Future: Entre o potencial humano e a Inteligência Artificial (IA)

O principal evento de transformação digital em Portugal que conta com o patrocínio da Microsoft e organização da imatch regressa nos dias 21 e 22 de fevereiro, no Convento do Beato com destaque para simbiose entre o potencial humano e a Inteligência Artificial (IA).
30 de Janeiro, 2024
Pascal Bornet, especialista em Inteligência Artificial e Automação

O principal evento de transformação digital, e que conta com o patrocínio da Microsoft e organização da imatch regressa nos dias 21 e 22 de fevereiro, no Convento do Beato com destaque para simbiose entre o potencial humano e a Inteligência Artificia (IA).

Na sua 6.ª edição a organização anuncia 38 sessões no Inspiration Stage, mais de 40 oradores e mais de 10 horas de conteúdo, desde sessões inspiracionais, apresentações de use cases e debates, entre outros. Para isso, e sob o mote “Superpowers: The Digital Human (R)evolution”, o evento irá dividir-se em quatro pilares:

Da agenda do evento destacamos:

Dia 21

Human Super Powers

Durante a manhã do primeiro dia os participantes vão ter a oportunidade de perceber de que forma a evolução tecnológica, mais concretamente a IA, está a permitir despertar e redefinir os limites humanos ultrapassando o que antes era considerado impossível.

Através do know-how de speakers como Andrés Ortolá, General Manager da Microsoft Portugal, Pascal Bornet, especialista em Inteligência Artificial e Automação, autor e influenciador, Cara Antoine, EVP, Chief Technology & Portfolio Innovation Officer da Capgemini, Vasu Jakkal, Corporate Vice President da Microsoft Security Business, vai ser possível explorar de que forma a tecnologia pode beneficiar diversos aspetos do dia-a-dia das pessoas e das organizações.

Podemos referir como exemplo a capacidade de automatizar tarefas rotineiras, que liberta as pessoas para outras atividades mais relevantes e criativas, ou a otimização operacional, que proporciona eficiência e redução de custos em processos empresariais, ou ainda o processamento de dados, onde a IA revela padrões e insights muito relevantes, impulsionando a tomada de decisões em tempo real.

Outros exemplos que estão presentes diariamente são os assistentes virtuais e chatbots, alimentados por IA, que asseguram um atendimento contínuo aos clientes das mais diversas indústrias, melhorando a experiência do utilizador final. A personalização de conteúdos online, tradução automática e investigação científica são outras facetas dos benefícios multifacetados proporcionados pela inteligência artificial. Na área da saúde, a IA dá contributos muito significativos como diagnósticos mais precisos, descobertas de medicamentos e personalização de tratamentos. Ao proporcionar esta oportunidade única de identificar e resolver problemas de forma mais eficiente, acelerando o alcance dos nossos objetivos, a IA deve ser vista como a grande aliada do potencial humano.

Societal Impact

Speakers como Darren Hardman, Corporate VP, EMEA Enterprise & Industry da Microsoft, e José Manuel Durão Barroso, antigo presidente da Comissão Europeia, vão subir ao palco durante a tarde do primeiro dia para explorar como é que a transformação digital impacta de forma positiva os objetivos de desenvolvimento de um mundo mais sustentável.

Desde sessões temáticas até à apresentação de use cases, serão abordados os benefícios e desafios que a tecnologia pode trazer para a sociedade em temas como a sustentabilidade ou a IA responsável.

Dia 22

Intelligent Organizations

A evolução tecnológica veio ajudar as pessoas e as organizações a serem mais produtivas e a resolverem os problemas mais prementes da sociedade. Com os mais recentes avanços neste sentido, especialmente no que diz respeito à IA generativa e aos grandes modelos de linguagem (LLMs), é crucial que as empresas não só compreendam de que forma podem implementar esta ferramenta, como quais os benefícios adjacentes. 

Para isso, speakers como Joacim Damgar, President da Microsoft Western Europe, vão focar-se, durante a manhã do segundo e último dia, em temas que vão desde a automação e eficiência aperfeiçoada até processos de tomada de decisão refinados, experiências personalizadas para os clientes e as fronteiras da pesquisa e inovação.

Organizational Transformation

Por fim, speakers como Ian Beacraft, CEO da Signal e Cipher, e Alexia Cambon, Senior Director, Future of Work Research na Microsoft, vão explorar temas como a adoção da IA e a Transformação da Cultura & IA.

Num período em que assistimos a um despertar para a realidade de que o mundo é composto por ecossistemas interligados, esta mudança de paradigma revela-se como uma premissa fundamental para que tanto as pessoas, como as organizações adotem uma cultura de transformação organizacional. Durante a tarde, será possível identificar abordagens práticas para colaborar com estas tecnologias e alcançar resultados transformadores para os negócios e também para a vida.

Em formato híbrido, o evento quer oferecer uma experiência in person exclusiva para os convidados, além de continuar a apostar na democratização do acesso, gratuito online, de forma a impactar e inspirar mais pessoas. À semelhança do ano passado, o acesso online será feito através da plataforma e da app Building The Future. 

Opinião