Brother empenhada no compromisso com a responsabilidade ambiental

"Na Brother, acreditamos que a sustentabilidade não é apenas um objetivo, mas uma responsabilidade que todos devemos partilhar. O nosso programa de remanufactura de tinteiros é a prova do nosso empenho em reduzir o nosso impacto ambiental e em promover práticas amigas do ambiente"
2 de Outubro, 2024

A Brother tem um novo Programa de Remanufactura de Tinteiros. Esta iniciativa é uma expansão do programa de remanufactura de toners Brother e do compromisso da empresa com a responsabilidade ambiental e o desenvolvimento sustentável, oferecendo uma oportunidade aos seus clientes e parceiros de canal para melhorar os seus esforços de sustentabilidade. Para reforçar a sua posição no mercado, mediante a devolução de cartuchos usados, não apenas toners como até agora, mas também de tinteiros usados.

“Na Brother, acreditamos que a sustentabilidade não é apenas um objetivo, mas uma responsabilidade que todos devemos partilhar. O nosso programa de remanufactura de tinteiros é a prova do nosso empenho em reduzir o nosso impacto ambiental e em promover práticas amigas do ambiente“, afirma Hisashi Ota, Diretor Geral da Brother International Europe. “Graças aos nossos 20 anos de experiência na remanufactura de cartuchos de toner, conseguimos aplicar este conhecimento à remanufactura de tinteiros, assegurando que continuamos a ser um líder reconhecido nesta indústria. Encorajamos os nossos parceiros de canal e clientes a garantir que devolvem os seus tinteiros Brother usados para remanufactura, em vez das opções tradicionais de reciclagem de materiais ou envio para aterros sanitários. Estamos muito satisfeitos por trabalhar com os nossos parceiros de canal nesta iniciativa e, juntos, podemos liderar o caminho para criar um futuro mais sustentável para a indústria de impressão. Trabalhando lado a lado, podemos reduzir significativamente os resíduos, conservar recursos valiosos e apoiar uma economia circular que beneficia todos.”

Fábricas de remanufactura de consumíveis líderes de mercado

Embora alguns concorrentes disponham de programas de remanufacturação de hardware, parece que isso é menos comum no caso dos consumíveis. A Brother continua a evoluir e a melhorar a sua abordagem, que engloba a remanufactura de cartuchos laser, hardware e agora a introdução da remanufactura de tinteiros. Este compromisso coloca a Brother na vanguarda dos esforços de sustentabilidade na indústria, mas é a vantagem dos seus consumíveis que a distingue verdadeiramente.

As instalações de última geração da Brother no Reino Unido gerem o processo de remanufacturação, assegurando que mesmo os cartuchos danificados são totalmente reutilizados ou reciclados, mantendo uma abordagem de desperdício zero. Os consumíveis remanufaturados têm a mesma qualidade que um novo e podem ser reutilizados várias vezes, com total rastreabilidade das peças para que se saiba quantas vezes um cartucho foi remanufaturado. Cada vez que um toner é reutilizado, poupa-se 36% de CO2 em comparação com o fabrico de um novo. Apesar da complexidade do processo, a Brother dá prioridade à sustentabilidade de acordo com os seus objetivos comerciais, reforçando o seu compromisso de fazer o que é correto para o ambiente.

Reutilização sustentável para toda a Europa

A futura legislação de conceção ecológica da UE para equipamentos de impressão de imagens fomentará uma mudança significativa no sentido de uma reutilização mais sustentável, em vez de consumíveis de utilização única. A Brother está na vanguarda desta mudança, tirando partido dos seus 20 anos de experiência em remanufacturação para liderar a transição. Ao participar neste programa, os parceiros de canal não só estão a alinhar-se com os objetivos de sustentabilidade da Brother, como também a preparar-se para as próximas alterações regulamentares que irão redefinir as normas da indústria.

Em toda a Europa, as atuais taxas de remanufacturação de cartuchos são baixas, o que realça a necessidade urgente de melhorar as taxas de reutilização e reciclagem. Este facto torna a iniciativa da Brother ainda mais crucial.

Pirólise química de última geração

No que diz respeito aos consumíveis, muitos OEM (Original Equipment Manufacturer) concentram-se na trituração e reutilização de materiais devido aos elevados custos associados à logística inversa. Embora se espere que as iniciativas de recolha multimarcas cresçam, o mercado está a aproximar-se de um ponto de viragem. Até 2030, devido ao aumento dos volumes dos programas de recolha de OEM e pós-venda, juntamente com a legislação da UE relativa à transferência de resíduos (incluindo a proibição de exportações para países não pertencentes à OCDE), prevê-se que sejam recolhidos mais cartuchos do que aqueles que podem ser reutilizados, obrigando-os a serem eliminados. Para esse efeito, a Brother já está a utilizar o processo de pirólise química de última geração, que converte plásticos mistos em produtos químicos e combustíveis valiosos, garantindo que mesmo estes cartuchos inutilizáveis são geridos de forma sustentável, posicionando a Brother como líder de mercado na Economia Circular.

Para além das suas conquistas, a Brother foi nomeada como fornecedor líder no IDC MarketScape 2023: Global Print Sustainability Programs and Services (doc. #US49892223e, dezembro de 2023). De acordo com o IDC MarketScape, “a Brother é um forte concorrente para as PMEs que procuram dispositivos de impressão de que possam satisfazer todos os atributos-chave de sustentabilidade“. O relatório destacou os principais pontos fortes, como a Visão Ambiental 2050, referindo que “a abordagem da Brother à sustentabilidade está enraizada no seu plano Visão Ambiental 2050. Esta visão define um plano agressivo para minimizar o impacto ambiental das suas operações comerciais no ecossistema e promover atividades para restaurar e conservar o ecossistema para além desse impacto“. O relatório refere ainda que “a Brother adota uma abordagem de colaboração em relação à sustentabilidade, trabalhando em estreita colaboração com parceiros e clientes para construir aquilo a que chama uma “cultura de sustentabilidade“. A Brother acredita que só pode atingir os seus objetivos de sustentabilidade ajudando os clientes e parceiros a atingir os seus próprios objetivos de sustentabilidade.

O canal, chave do sucesso

Os parceiros de canal são cruciais para o sucesso deste programa. Ao promoverem ativamente a devolução de tinteiros e toners vazios da Brother, podem ajudar a reduzir a pegada ambiental da indústria de impressão. Cada cartucho novo da Brother inclui um envelope de devolução gratuito e podem ser solicitados mais envelopes adicionais ou caixas através da página Web de reciclagem da Brother.

Este programa é gratuito e prático, está disponível em 30 países europeus, com um forte apoio dos parceiros de vendas para acelerar a devolução dos cartuchos.

Opinião