Bosch Ventures lidera em conjunto ronda de investimento na startup de IA Aleph Alpha

Este investimento permitirá à Aleph Alpha levar adiante a sua pesquisa e desenvolvimento pioneiros em IA generativa.
28 de Dezembro, 2023

A Bosch Ventures, unidade de capital de risco corporativo do Grupo Bosch, está a liderar em conjunto a rodada de investimento da Série B na startup de IA Aleph Alpha, juntamente com empresas do Schwarz Group e o Innovation Park AI (Ipai) em Heilbronn, Alemanha. A Aleph Alpha receberá mais de 500 milhões de dólares em financiamento de um consórcio robusto da indústria, composto por sete novos investidores, e outros existentes estão também a participar nesta rodada. Graças a esse apoio financeiro, a startup terá ainda melhores oportunidades para avançar na sua pesquisa de IA e acelerar o desenvolvimento e comercialização de IA generativa em aplicações complexas e críticas, em áreas como manufatura, saúde, finanças, direito, governo e segurança.

“A IA generativa está a inaugurar uma nova era de colaboração entre humanos e máquinas. Os nossos parceiros são líderes da indústria que oferecem um enorme potencial para inovação e escala, e estamos comprometidos em construir essas parcerias para posições de liderança nas suas respetivas indústrias. A explicabilidade e confiabilidade únicas da nossa tecnologia desempenham um papel crucial nisso”, afirma Jonas Andrulis, fundador e CEO da Aleph Alpha. Com base na pesquisa e desenvolvimento proprietários de modelos de linguagem extensos, a Aleph Alpha oferece soluções de IA generativa para áreas críticas e complexas em empresas e instituições públicas.

A IA generativa é um impulso chave para a tecnologia e a inovação

A IA generativa oferece um enorme aumento na produtividade. Permite que as pessoas usem linguagem natural para consolidar informações complexas de diferentes fontes. Graças à IA generativa, mesmo os utilizadores que não estão familiarizados com a TI vão ser capazes de lidar facilmente com sistemas de TI e usá-los para tarefas como recuperar dados de produção de um sistema de TI. A interação em linguagem natural permite um impacto muito mais amplo – a IA já não é um tema apenas para especialistas.

O que torna esses novos modelos especialmente poderosos em comparação com os modelos de IA anteriores é o facto de serem treinados com grandes volumes de dados. “A IA generativa é um impulso para a inovação. Pode transformar a indústria de maneira semelhante à invenção do computador”, refere Dra. Tanja Rückert, membro do conselho de administração da Bosch. ‘Desenvolver ativamente a IA generativa será crucial para a soberania tecnológica da Europa. É por isso que, na Bosch, estamos a explorar áreas de aplicação e modelos de negócios e a desempenhar um papel fundamental na formação dessa tecnologia em colaboração com outras empresas.

Opinião