Os serviços de cloud da Microsoft foram restaurados após uma significativa interrupção que afetou clientes em tudo o mundo. A gigante tecnológica confirmou que a maioria dos serviços foi recuperada, embora um pequeno subconjunto de serviços ainda esteja a sofrer impactos residuais.
A Microsoft (Estados Unidos) informou que os problemas afetaram vários serviços da cloud e o conjunto de aplicações do Microsoft 365, incluindo o Teams. Estas falhas resultaram em “problemas nas operações de gestão de serviços e conectividade ou disponibilidade de serviços”, segundo comunicado da empresa a imprensa americana.
A empresa anunciou ter identificado a causa subjacente da interrupção e implementado as medidas necessárias para restaurar a maioria dos serviços. No entanto, alguns clientes ainda podem enfrentar dificuldades enquanto os serviços são totalmente normalizados.
Em Portugal ainda não existe uma noção clara do impacto deste apagão, estando a Microsoft Portugal a avaliar o mesmo.
Entre os impactos mais notáveis da interrupção, segundo a Reuters, destaca-se a suspensão de voos por algumas companhias aéreas. A Frontier Airlines, com sede nos EUA, foi uma das afetadas, mencionando que os seus sistemas foram comprometidos pela interrupção.
A Microsoft assegura que está a trabalhar diligentemente para resolver todos os problemas remanescentes e minimizar o impacto sobre os seus clientes. Este incidente sublinha a importância crítica da infraestrutura de cloud para operações empresariais e o impacto significativo que as interrupções podem causar em várias indústrias.
A empresa reforça o seu compromisso em garantir a estabilidade e a confiabilidade dos seus serviços, tomando medidas para evitar que problemas semelhantes ocorram no futuro.