AWS lança programa para parceiros especializados em soluções de IA

Com o AWS Generative AI Competency Program, a Canalys estima o crescimento dos parceiros da AWS em 145 mil milhões de euros até 2028.
15 de Março, 2024

O AWS Generative AI Competency Program, é um agregador de serviços que proporciona aos seus clientes uma adoção mais fácil e otimizada de ferramentas de IA generativa – onde diferentes parceiros disponibilizam inúmeros serviços, ferramentas e soluções personalizadas, todas com a garantia AWS. O Generative AI Competency  permite maior flexibilidade de escolha entre modelos e tecnologias, em áreas como a segurança, aplicações ou integração de sistemas. 

De acordo com um relatório da McKinsey, a IA generativa pode vir a representar mais de 75% do valor total anual da IA, e com a grande expetativa de gerar mudanças importantes e disruptivas. O relatório afirma, também, que a IA generativa tem o potencial de automatizar 60-70% das atuais tarefas dos colaboradores. Mais automatização proporciona maior produtividade e permite ao cliente experiências cada vez mais personalizadas. 

O AWS Generative AI Competency vem responder a esta necessidade de mercado – é o primeiro programa que agrega ferramentas de IA validadas em termos de negócios e de experiência técnica. O que permite aos clientes AWS investimentos com maior confiança e segurança.

Swami Sivasubramanian, vice-presidente da AWS para Database, Analytics and ML, afirma estar entusiasmado “por agregar nesta plataforma um conjunto de parceiros e serviços certificados, que vão desempenhar um papel fundamental no apoio e desenvolvimentos dos clientes da AWS. Assim, torna-se mais fácil para todos identificar e firmar parcerias que atendam às suas exatas necessidades”.

Os parceiros AWS Generative AI Competency têm uma vasta experiência na criação e implementação de aplicações inovadoras em todos os setores, desde saúde e ciências da vida, media e entretenimento ao setor público e serviços financeiros. As suas ferramentas correm em tecnologia de IA como o Amazon Bedrock, Amazon SageMaker JumpStart, AWS Trainium, AWS Inferentia e em instâncias de computação acelerada no Amazon Elastic Compute Cloud (Amazon EC2).

“A IA generativa inaugurou uma nova era de inovação e trouxe valor acrescentado tanto a nível empresarial como tecnológico. Um estudo recente da Canalys revela que, para 87% dos clientes da AWS, um dos principais critérios de seleção de fornecedores são as suas ‘competências técnicas específicas’. O AWS Generative AI Competency dá aos nossos clientes essa certificação de qualidade e permite-lhes selecionar os melhores parceiros em IA generativa”, refere Ruba Borno, vice-presidente da AWS para Worldwide Channels and Alliances.

Opinião