Os números preliminares mostram que as vendas para o ano inteiro diminuíram 5 por cento em relação ao ano anterior, para 271,3 milhões de unidades, o nível mais baixo numa década, afirmou a IDC.
Embora o mercado continue a ser desafiado pelo fraco sentimento do consumidor, as remessas no quarto trimestre de 2023 aumentaram 1,2 por cento para 73,6 milhões de unidades, encerrando dez trimestres consecutivos de declínio ano a ano.
A Apple manteve uma participação de mercado de 20 por cento, apesar das remessas terem caído 2,1 por cento.
A Honor manteve-se em segundo lugar, com uma quota de 16,8% e um volume de vendas estável.
A quota da Vivo caiu para 15,7%, com uma queda de 8,4% nos fornecimentos.
A Huawei foi a grande vencedora, regressando ao top 5 do ranking após mais de dois anos, com uma quota de 13,9% e um crescimento de 36,2% nas vendas.
A Oppo caiu para o quinto lugar, com uma quota de 13,7%, depois de as vendas terem caído 16,1%.
Os dados da Academia Chinesa de Tecnologias da Informação e da Comunicação apontam para um volume de vendas de 289 milhões em 2023, o que representa um aumento de 6,3 por cento.
Analistas da Jefferies preveem uma queda de dois dígitos nos volumes do iPhone na China em 2024, à medida que a Apple reduz o preço de alguns modelos antes do Ano Novo Lunar no início do próximo mês.
A Canalys colocou a Apple no topo da pilha de remessas globais em 2023, ultrapassando a Samsung pela primeira vez.