Sabemos que o universo do marketing digital B2B está em constante metamorfose, muito impulsionado por uma convergência de tecnologias e mudanças profundas no comportamento do consumidor corporativo. Mas à medida que entramos em 2024, torna-se urgente adaptar as estratégias aos KPIs que queremos atingir. Neste sentido, é imperativo desafiar as práticas tradicionais e responder aos desafios do cliente com criatividade e inovação. Para tal, existem algumas tecnologias que aliadas ao konw-how do marketeer vão dar que falar em 2024.
Para começar, é óbvio que a presença inevitável da Inteligência Artificial (IA) continuará a deixar a sua marca, não apenas como uma tecnologia, mas como um parceiro estratégico no marketing B2B. O foco será direcionado para a integração inteligente da IA nas estratégias de marketing, remodelando não só a forma como as empresas se conectam com os seus públicos, como também do uso que dão a esta tecnologia capaz de realizar várias tarefas em simultâneo, passando assim a ser intitulada como inteligência artificial generativa. Acredito que a personalização vai atingir um novo patamar, promovendo recomendações proativas e interações mais eficientes. E, é claro que a ascensão dos chatbots para atendimento ao cliente e a integração da IA nos sistemas de Gestão de Relacionamento com o Cliente (CRM) vão fazer a diferença.
Outra das tendências que vão dar “cartas” nas estratégias de marketing, em Portugal, é a presença dos influenciadores. Cada vez mais os (micro)influenciadores tornam-se peças-chave para o crescimento do universo B2B. Por isso, comece a identificar especialistas, capazes de articular os benefícios dos seus serviços, softwares e consultorias. Até porque, as opiniões expressas através de demonstrações em vídeo em plataformas de redes sociais já deram provas da sua eficiência em outros segmentos e podem ser catalisadores impactantes nos resultados e metas corporativas.
Entre as várias Tendências para o mercado B2B, o marketing conversacional vai assumir o centro do palco, especialmente em plataformas como o WhatsApp, oferecendo respostas rápidas e eficazes no imediato. Diálogos automatizados em tempo real, liderados por chatbots, vão guiar prospects ao longo da jornada de compra de maneira inovadora, humanizando o contato digital entre empresas e clientes. O desafio está em integrar mais um canal, como o WhatsApp (se ainda não o fez), nos sistemas da empresa para que assim fique centralizada toda a jornada e todos os touchpoints com o cliente.
Destaco ainda a hiperpersonalização, que surge como uma prioridade crucial, desafiando as estratégias tradicionais de marketing em massa. Este conceito expande-se para o comércio eletrónico no universo B2B, aproveitando a IA e dados para antecipar interesses e necessidades do consumidor.
Por último – e é claro que existem muitas outras – ressalto a diversificação estratégica no Marketing de Conteúdo. Não é surpresa para ninguém que a complexidade da jornada de compra no ambiente B2B exige uma abordagem diversificada no marketing de conteúdo que não se limita apenas aos tipos de conteúdo, mas sim estende-se aos canais de entrega e formatos. Além de plataformas como blogues e redes sociais, desafio-o a explorar formatos ao vivo e interativos, como eventos presenciais, webinars, podcasts e workshops online. O objetivo vai além de impulsionar vendas, abrangendo a construção de comunidades sólidas e plataformas de comunicação e colaboração.
2024 é um livro em branco repleto de desafios e oportunidades à espera de ser escrito. Por isso, a inovação, adaptabilidade, criatividade e foco no cliente vão, com certeza, ser as âncoras que ajudar as empresas rumo ao sucesso no dinâmico no universo do marketing B2B.
Ana Barros é CEO da Martech Digital