A IA generativa afeta de várias formas a forma como as empresas obtêm e utilizam os dados. As equipas de governação de dados estão a dominar os desafios resultantes das novas necessidades que o mercado impõe tornando as empresas capazes de ir mais longe na adoção de soluções que permitam criar dinâmicas movidas pela qualidade do tratamento dos dados.
Para muitas empresas que estão a experimentar a inteligência artificial generativa (IA generativa) e os modelos linguísticos de grande dimensão (LLM), a forma como as ferramentas de IA são utilizadas abre novas possibilidades através de dados não estruturados, mas também maiores responsabilidades e mais riscos.
Este é o momento de junto com a sua equipa rever alguns procedimientos e focar. Deixo-lhe aqui quatro passos que deve considerar.
1. Rever as políticas de dados
As equipas de governação de dados estão atentas aos catálogos de dados e comunicam as orientações de utilização dos dados para permitir que os funcionários acedam a conjuntos de dados centralizados. Com base nestes dados, podem ser desenvolvidos modelos de aprendizagem automática, painéis de controlo e outras ferramentas de análise. As políticas acima mencionadas têm agora de ser atualizadas, revistas e alinhadas com os proprietários dos dados por especialistas em governação no que diz respeito aos dados empresariais que alimentam os LLM ou as ferramentas IA generativa.
2. Acelerar as ofensivas de qualidade de dados
As soluções de software de qualidade de dados são abundantes. O mercado global de ferramentas de qualidade de dados teve um volume de mercado de mais de quatro bilhões de dólares em 2022 – e espera-se que cresça a taxas de dois dígitos nos próximos anos. Também impulsionado pela utilização crescente da inteligência artificial.
3. Rever a gestão e as condutas de dados
Além da política e da qualidade dos dados, os líderes de governança de dados também devem estender a sua influência às funções de gestão e arquitetura de dados. A governação proativa dos dados permite uma série de capacidades para que mais funcionários possam utilizar os dados, a análise e agora a IA para concluir tarefas e tomar decisões mais inteligentes. A forma como os dados são armazenados, recuperados, processados, catalogados e documentados é um fator crítico na rapidez, facilidade e segurança com que as empresas podem utilizar os seus dados para casos de utilização de IA.
4. Integrar a governação nos fluxos de trabalho da IA generativa
Uma boa governação dos dados exige que os colaboradores sejam informados sobre os processos que aumentam a transparência, as ferramentas que estão autorizados a utilizar e as práticas adequadas para minimizar os problemas de proteção de dados. Por exemplo, os motores de pesquisa baseados em IAgenerativa ou as ferramentas que revelam as suas fontes podem desempenhar um papel neste domínio.