O estudo anual SBBO: Small Business, Big Opportunity, que este ano coloca foco em como as PME estão a acelerar o crescimento económico e como a tecnologia está a transformar as empresas.
Foram inquiridas 12.000 PMEs, incluindo 1.000 portuguesas, com destaque para três tópicos fundamentais: (1) a confiança, satisfação e o crescimento das PME; (2) a importância da tecnologia digital para as PME; (3) e os principais obstáculos que as PME enfrentam.
Globalmente, os resultados destacam que as PME estão cada vez mais confiantes no sucesso da sua empresa, com Portugal em 3º lugar em comparação com outros países, com 87% de respostas positivas. A eficiência operacional é apontada como o fator-chave para a confiança empresarial. Isso reflete-se no facto de quase metade das PME, tanto globalmente (45%) como em Portugal (44%), ter registado crescimento das receitas.
Este aumento da eficiência operacional é alcançado por investimentos significativos, especialmente em ferramentas digitais. A maioria das PME globalmente (85%) e em Portugal (91%) considera que a aposta em tecnologia digital é crucial para o crescimento das suas empresas, especialmente para o aumento das receitas. O maior benefício apontado por 45% das PME, (43% para Portugal), é o aumento da produtividade, o que permite dedicar mais tempo a tarefas criativas ou de maior valor. Portugal destaca-se também na melhoria da experiência do cliente, 5% acima da média global.
Rumo à era da IA
As PMEs portuguesas estão a apostar fortemente na inteligência artificial (IA) e em outras tecnologias digitais, com 87% a aumentar os investimentos no último ano. 87% das PME portuguesas (média global de 76%) afirmam que o investimento em IA é fundamental para as operações diárias, e 92% consideram que as tecnologias digitais são cruciais para aumentar as receitas (média global de 87%).
Quanto aos desafios, 42% das PME afirmam que o principal obstáculo apontado são as pressões financeiras, ou seja, questões como dificuldades de tesouraria e aumento dos custos operacionais. Mais de metade (51%) das PME indicaram que os seus custos aumentaram no ano passado, e a previsão para o próximo ano é continuarem a crescer.
Entre todos os países inquiridos, as PME portuguesas são as mais propensas a investir em mais tecnologia digital para superar as barreiras financeiras, com 42% a fazê-lo, em comparação com 34% a nível global.
“Os resultados deste ano revelam um cenário muito encorajador para as PME portuguesas, que se destacam globalmente pela confiança no sucesso das suas empresas, impulsionada pelo forte investimento em tecnologia digital. Este compromisso com a inovação e o crescimento reflete não apenas resiliência, mas também uma visão estratégica clara, mesmo diante de desafios como o aumento de custos e pressões financeiras. Na Sage, mantemos o nosso compromisso em ser um parceiro de confiança para estas organizações, disponibilizando as ferramentas e o suporte necessários para que possam maximizar o seu potencial e gerar valor de forma sustentável”, comenta Ana Ribeiro, Senior Sales Director da Sage Iberia.