83% dos educandos utilizam o computador para estudar ou fazer os trabalhos de casa

O Observador Cetelem, sobre o regresso  às aulas, constatou que 83% dos educandos utilizam o computador para estudar ou fazer trabalhos  de casa, enquanto 45% recorrem também ao smartphone e 32% ao tablet.  
18 de Setembro, 2024

Os resultados do estudo Cetelem mostram que 6 em cada 10 educandos utilizam os dispositivos  diariamente para atividades escolares. No que respeita à capacidade para colocar em uso os  dispositivos de forma eficaz, 96% dos encarregados de educação afirmam que o educando possui  capacidades suficientes.  

As vantagens e desvantagens da tecnologia têm sido tema de discussão, por isso não é de  estranhar que 67% dos educadores considerem importante o ensino da cibersegurança nas  escolas e 47% defendam que as escolas deveriam dedicar mais tempo à matéria das novas  tecnologias

Maioria dos educadores acredita que a digitalização melhora o desempenho escolar O ensino digital é um tema ao qual os encarregados de educação têm estado atentos e menos  de 15% consideram que as escolas estejam preparadas ou equipadas para o ensino digital e  apenas 42% dizem que o educando está preparado para o ensino digital.  

Relativamente à preparação dos educadores em apoiar os alunos com as ferramentas digitais,  metade assegura estar apta para prestar o apoio necessário. Já quando questionados sobre o  impacto da digitalização do ensino nos educandos, 47% dos encarregados de educação  consideram que o impacto é positivo para o seu bem-estar.  

Por outro lado, os encarregados de educação apontam as distrações em casa como uma das  principais dificuldades que os estudantes podem ter com o ensino digital (34%), seguindo-se a  falta de motivação (19%) e a falta de interação social (18%). No entanto, a maioria (55%) dos  educadores acredita que a digitalização melhora o desempenho escolar. Consequentemente, 1  em cada 3 espera que, no ano letivo que agora se inicia, aumentem as práticas digitais.

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